Hoje (16) o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiram alerta sobre o risco de chuvas intensas que afetarão boa parte do estado, saindo do território gaúcho, causando transtornos em diferentes regiões. Segundo o Inmet, as chuvas poderão ser fortes, entre 30 milímetros e 60 milímetros por hora, com riscos de granizo e ventos entre 60 quilômetros e 100 quilômetros por hora, causando danos, como interrupções de energia elétrica, quedas de árvores, alagamentos e estragos.
O aviso do Inmet é válido das 13h de hoje até às 10h de segunda-feira (17) para a região metropolitana de Porto Alegre e as regiões sudoeste, noroeste, sudeste, nordeste, centro ocidental e centro oriental e rio-grandense, além das regiões serrana do estado e para o sul de Santa Catarina.
A Defesa Civil gaúcha prevê que, nas próximas horas, chover muito em pouco tempo, o que aumenta o risco de enchentes de rios, arroios, córregos e áreas suscetíveis a alagamentos. O risco de enchentes é alto emvido a elevado acumulado previsto, com chuvas de altas intensidades.
Os órgãos públicos recomendam que, caso seja surpreendido por condições adversas de tempo, com perigo iminente, as pessoas devem buscar abrigo imediatamente. Se estiverem em casa, é recomendável fechar bem portas e janelas. Durante os temporais, é recomendável retirar os fios de eletroeletrônicos das tomadas, abrigar animais e mantê-los em segurança. É importante conhecer os planos de contingência municipais para saber como proceder em caso de risco ou desastre. Os planos podem ser obtidos com os órgãos de proteção municipais.
