Os mais de 96.600 participantes da primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025 já podem consultar o cartão de confirmação de inscrição. Esse documento informa o local onde os candidatos farão as provas no dia 19 de outubro, em 225 municípios de todos os estados e do Distrito Federal. O cartão pode ser acessado no Sistema Enamed e, embora não seja obrigatório, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que os candidatos o levem no dia do exame.

Além do local de prova, o cartão também confirma o número de inscrição, data e horários do exame. Nele consta, ainda, se o participante contará com atendimento especializado ou tratamento por nome social, caso tenha sido solicitado durante a inscrição. É importante notar que o Enamed é uma Avaliação Nacional que visa diagnosticar a qualidade da formação médica no Brasil, fornecendo informações que poderão ser usadas para a melhoria dos cursos de graduação em medicina e para a avaliação dos estudantes.

Do total de confirmados nesta edição do exame, 39.839 são estudantes concluintes do curso de medicina neste ano. A participação nesse ano é obrigatória para esses estudantes, e as inscrições foram feitas pelos coordenadores dos cursos de graduação em medicina. Já os demais inscritos no Enamed são graduados em medicina que desejam participar do processo seletivo de programas de residência médica. A nota obtida no Enamed poderá servir como um meio de ingresso em programas de residência médica de acesso direto do Exame Nacional de Residência (Enare).

Em relação ao perfil dos candidatos, as mulheres representam a maioria, com 58.963 inscritas, enquanto os homens somam 37.672. A maioria dos candidatos, 50.009, tem idades entre 25 e 29 anos, sendo 32.692 já formados e 17.317 formandos.

As provas do Enamed serão realizadas em 19 de outubro, em 225 municípios de todos os estados e do Distrito Federal. De acordo com o calendário do edital do Enamed 2025, as provas seguirão as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do curso, além das normas e legislações de regulamentação da profissão de médico no Brasil. O exame consistirá em 100 questões objetivas, de múltipla escolha, distribuídas igualmente entre as diferentes áreas da medicina abordadas.

As áreas cobradas incluem clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, medicina da família e comunidade, saúde coletiva e saúde mental. Além disso, os estudantes concluintes do curso de medicina inscritos no Enamed terão que responder um questionário obrigatório. Para os demais participantes, haverá um questionário contextual, e perceber a percepção de prova.

É fundamental que os candidatos estejam cientes de todas as informações contidas no cartão de confirmação e nos materiais de apoio disponíveis no site do Enamed. Isso inclui entender o formato da prova, as áreas de conhecimento que serão avaliadas e os procedimentos para o dia do exame. Com essas informações, os participantes poderão se preparar adequadamente e aproveitar ao máximo a oportunidade que o Enamed oferece para avaliar suas habilidades e conhecimentos na formação médica. Para mais detalhes, os interessados podem consultar o site do exame.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *