O Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas, que ocorrerá em Brasília a partir de terça-feira (11), tem como um dos principais objetivos preparar as gestões municipais para enfrentar as mudanças climáticas. De acordo com o ministro Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, o evento visa capacitar os gestores municipais para lidar com situações como enchentes e desastres naturais.

“Os gestores podem aprender como o município prepara a Defesa Civil, como faz no desenho da cidade a previsão de situações como essa, como se prepara para a pronta resposta. Não só as políticas, os programas”, disse o ministro.

O encontro também terá uma plataforma de simulação dinâmica chamada “Prefeitar”, que permitirá que os gestores aprendam a montar uma sala de situação, a acionar os recursos da Defesa Civil e a organizar a equipe.

Além disso, o ministro destaca que o evento é uma grande oportunidade para os prefeitos saberem como acelerar o repasse dos recursos. Ele afirma que os gestores vão aprender a acessar os recursos sem intermediários, por meio de programas e políticas, e não depender do que ficou conhecido como “emendas Pix”.

Para isso, é necessário um plano de trabalho, que os gestores vão aprender a fazer durante o encontro. “Isso também os gestores municipais vão aprender nesse encontro. Como fazer esse plano de trabalho e como isso é acompanhado pelo governo federal e pelos órgãos de controle”, disse Padilha.

O ministro também destaca a importância da troca de ideias entre os gestores, que vão conhecer os programas de capacitação e de fortalecimento institucional, além de consórcios de municípios vizinhos, por exemplo, para encontrarem juntos soluções para problemas semelhantes.

“Às vezes, o município sozinho não consegue fazer as compras de medicamentos e de alimentos. Aí, juntam-se vários municípios e fazem as compras”, exemplificou.

Em resumo, o Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas visa capacitar os gestores municipais para enfrentar as mudanças climáticas, melhorar a gestão dos recursos e fortalecer as instituições. O evento também visa promover a troca de ideias e experiências entre os gestores, permitindo que eles encontrem soluções para os problemas que enfrentam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *