No bairro do Bom Retiro, em São Paulo, está prevista uma festa única e multicultural: o Carnaval das Culturas. Neste sábado, 15, a partir das 16h, a organização do Teatro Popular União e Olho Vivo (TUOV) receberá os blocos Cordão do Bule, Klezmer e Comunidad Autóctona Vientos del Ande no seu espaço anexo, localizado na rua Newton Prado, 766. O ingresso é gratuito.

O evento reúne os seguintes grupos, cada um representando uma cultura diferente: o Cordão do Bule, que é formado por pessoas ligadas à cultura do samba tradicional; o Klezmer, um coletivo de músicos e artistas que resgatam a música judaica do Leste Europeu; e a Comunidad Autóctona Vientos del Ande, que apresenta os ritmos ancestrais andinos e instrumentos tradicionais.

Além da apresentação musical, haverá uma roda de conversa com os integrantes dos três grupos, compartilhando histórias e experiências que encontraram um lugar de enraizamento e transformação no Bom Retiro. “São histórias e experiências que encontraram um lugar de vivência, enraizamento e transformações no Bom Retiro”, afirma César Pivetta, do Cordão do Bule.

O bairro do Bom Retiro é conhecido por abrigar várias comunidades de diferentes culturas, incluindo coreanos, gregos, paraguaios e outros grupos. O objetivo do carnaval é justamente fortalecer o vínculo entre essas comunidades e mostrar que o bairro é um local multicultural. “Essa desfile em conjunto visa fortalecer o vínculo entre as comunidades do Bom Retiro. A ideia é justamente promover o encontro dos mais de 60 membros dos blocos do bairro, desde sambistas, klezmorim e imigrantes sul-americanos, e mostrar que somos um bairro multicultural”, completa César Pivetta.

O Cordão do Bule, fundado em 2007, é um bloco de sambistas formado por moradores da comunidade do Parque do Gato e trabalhadores e usuários do CAPS AD Complexo Prates. O Klezmer, recentemente criado, é um coletivo de músicos e artistas do universo ídiche que apresenta a música judaica do Leste Europeu. A Comunidad Autóctona Vientos del Ande, fundada em 2016, busca levar às pessoas os ritmos ancestrais andinos.

Em resumo, o Carnaval das Culturas é uma oportunidade única para os moradores e visitantes do Bom Retiro reunirem-se e celebrar a diversidade cultural que caracteriza o bairro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *