O bairro de Oswaldo Cruz, localizado na zona norte do Rio de Janeiro, é um dos símbolos mais importantes do samba carioca. A região é lar da Portela, uma das escolas de samba mais renomadas do país, e de Candeia, um ícone do gênero musical. Agora, o bairro faz parte de uma nova rota turística da cidade, que busca atrair visitantes estrangeiros.

O Caminho do Samba foi lançado pela Embratur, a agência brasileira de promoção internacional do turismo, e pela prefeitura da capital fluminense. A rota destaca dez locais conectados à história do samba, incluindo a quadra da Portela, a estação de trem de Oswaldo Cruz e a feira das Yabás, que reúne comidas típicas e rodas de samba nos segundos domingos de cada mês.

Marquinhos de Oswaldo Cruz, cantor e compositor e curador da Rota do Samba, afirma que o objetivo é promover o patrimônio cultural brasileiro e atrair mais turistas estrangeiros para o país. “Quase todos os bens da gente são simbólicos, são imateriais. Aqui não tem um castelo. E essa Rota do Samba é legal porque as pessoas vão visitar e conhecer a história, uma história que não é contada”, disse.

A Embratur também desenvolveu mapas interativos, audioguias e roteiros bilíngues autoguiados, além de aplicações de realidade aumentada. Os visitantes poderão participar de passeios gratuitos guiados, com suporte de audioguias e narrativas históricas acessíveis por QR codes.

Placas informativas com QR Codes do Projeto Aqui tem História junto com o Rio de Memórias tornarão acessível e perene no percurso das rotas esse conteúdo da curadoria. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca que a rota é incrível e vai a lugares onde muito pouca gente sabe da história, como o Bar do Nozinho, onde Walt Disney tomou uma cerveja com Paulo da Portela e tirou dali a inspiração para criar o personagem Zé Carioca.

Com essa rota, a Embratur espera promover o patrimônio cultural brasileiro e atrair mais turistas estrangeiros para o país, promovendo assim a economia local. A rota é um passo importante para mostrar ao mundo a riqueza cultural do Brasil e a importância do samba como um símbolo da identidade brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *