Defesa Civil emite alerta para alagamentos, enchentes e deslizamentos nas regiões do estado de São Paulo
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para alagamentos, enchentes e deslizamentos em várias regiões do estado, a partir de quarta-feira, devido ao avanço da Zona de Convergência do Atlântico Sul. A previsão indica que as regiões mais afetadas serão a Grande São Paulo, o Vale do Ribeira, o Vale do Paraíba, o litoral paulista e áreas do interior, onde já houve registro de enchentes e deslizamentos.
As chuvas intensas já estavam acontecendo desde a segunda-feira, com destaque para as regiões de Bragança Paulista e Sorocaba, e para o norte da região metropolitana da capital, em cidades como Franco da Rocha, Francisco Morato e Guarulhos. Houve registro de alagamentos e transbordamento do Rio Verde, em Itaquera, zona leste da capital paulista.
O Instituto Nacional de Meteorologia estendeu o alerta para chuvas intensas em todo o centro-oeste e sudeste, bem como trechos do nordeste e norte do país. Segundo o risco de nada menos intenso que o aviso em voga, há probability de "chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas".
Além disso, o Ministério das Cidades lança um curso de formação e multiplicação para municípios com mais de 100 mil habitantes, considerados vulneráveis ao clima extremo. O curso "Urgência Climática – Implementando soluções em Territórios Urbanos Vulneráveis" tem inscrições abertas até 14 de fevereiro e será ministrado entre abril e junho.
A situação é acompanhada pelo gabinete de crise voltado para as chuvas, que continuarão funcionando até domingo. Portanto, é recomendado que os cidadãos estejam preparados para as possíveis consequências das chuvas intensas.
