A TV Brasil, emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), obteve uma das maiores audiências do país em 2024, segundo dados da Kantar/Ibope. Isso representa a segunda vez consecutiva que a emissora pública brasileira se encontra entre as 5 maiores audiências do país.
O diretor-presidente da EBC, Jean Lima, destaca a relevância da TV pública para o debate nacional, formação de consciência crítica, promoção da diversidade cultural e combate às fake news. Lima afirma que a audiência confirma a importância da TV pública para a sociedade brasileira.
Em 2024, a TV Brasil implementou novas estruturas em sua programação, incluindo o lançamento do novo formato do programa “Sem Censura”, conduzido pela apresentadora Cissa Guimarães. O programa foi escolhido como o melhor vespertino da televisão brasileira em 2024 pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).
Além disso, a TV Brasil retomou a transmissão de jogos de futebol, incluindo os jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol série B e fechou parceria com a CBF para divulgar todas as modalidades de futebol feminino do país.
O programa “Repórter Brasil Noite” também teve um grande crescimento de audiência, alcançando mais de 40 milhões de pessoas ao longo do ano. Isso se deve ao novo formato e aos novos apresentadores do programa.
A formação da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), que integra as emissoras do campo público do país, também contribuiu para o sucesso da TV Brasil. A RNCP é uma rede que visa promover a comunicação pública no Brasil e garantir que as emissoras públicas alcancem a toda a população brasileira.
No ano passado, a RNCP teve a maior expansão de sua história, com 128 canais consignados. Isso representa um avanço significativo no ritmo de expansão da rede.
Em resumo, a TV Brasil obteve uma das maiores audiências do país em 2024, graças a suas novas estruturas em sua programação, incluindo o lançamento do novo formato do programa “Sem Censura” e a retomada da transmissão de jogos de futebol. Além disso, a formação da Rede Nacional de Comunicação Pública também contribuiu para o sucesso da emissora pública brasileira.
