A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) divulgou os projetos vencedores do 1º Prêmio EBC de Combate à Desinformação. A cerimônia de premiação ocorrerá na próxima segunda-feira (2) no auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília (DF), a partir das 18h, durante o encontro da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).

O prêmio visa dar visibilidade a projetos inovadores de comunicação que combata a desinformação, produzidos e publicados entre 1º de junho de 2021 e 1º de junho de 2024. Foram inscritos 103 trabalhos, e 76 atenderam aos critérios do edital e passaram para a fase de avaliação.

O presidente da EBC, Jean Lima, afirma que o prêmio é um refleto do compromisso da EBC com a promoção de uma comunicação transparente, ética e baseada em fatos. “A democracia precisa ser fortalecida diariamente com ações de combate à desinformação. Ao premiar esses projetos, esperamos inspirar mais iniciativas que promovam um ambiente saudável e democrático, sem fake news”, declarou.

Os vencedores de cada categoria receberão um prémio financeiro de R$ 10 mil. A seguir, estão apresentados os vencedores:

* Categoria Televisão/Audiovisual: Agência Aos Fatos (Tai Nalon), “Ora da Verdade”.
* Categoria Mobilização Comunitária: Agência Mural (Anderson Meneses), “Papo Reto no Zap”.
* Categoria Rádio: Agência Radioweb (Leno Falk), “Quem foi Brilhante Ustra”.
* Categoria Plataformas Digitais: Tribunal Superior Eleitoral – TSE (Mariana Fabre), “Democracia Sob Ataque”.
* Categoria Rede Nacional de Comunicação Pública – Televisão: Universidade de Brasília – UnB (Cleisyane Quintino), “Os desafios das eleições”.
* Categoria Rede Nacional de Comunicação Pública – Rádio: Universidade Federal de Sergipe – UFS (Josafá da Silva Neto), “De verdade – uma série sobre os desafios do direito ao jornalismo na era da desinformação”.

O Prêmio EBC de Comunicação Pública é uma iniciativa da EBC que valoriza a comunicação pública. “O prêmio é um reconhecimento ao esforço de profissionais e organizações que produzem conteúdo público de qualidade, contribuindo para uma cultura de verdade e respeito ao jornalismo”, afirma o presidente da EBC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *