A Terra do Sol, a cidade do Rio de Janeiro, registrou, nessa quinta-feira (28), a temperatura mais alta nos últimos registros, com 43,2 graus Celsius (°C) às 12h45, na estação meteorológica de Guaratiba, zona oeste. Isso é 1,4 grau Celsius a mais do que o registro anterior, que foi de 41,8°C nos dias 17 de janeiro e 27 de novembro também em Guaratiba.

A quinta-feira foi marcada por um dia de muito calor e sem chuva, com céu claro a parcialmente nublado, ventos fracos a moderados e umidade relativa do ar entre 21% e 30% em alguns pontos do município. Além disso, a cidade entrou às 12h40 no nível de calor 3, em uma escala de cinco níveis.

A previsão para a sexta-feira (29) é de céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva isoladas nos períodos da tarde e noite, podendo vir acompanhada de raios. Os ventos estarão fracos a moderados e as temperaturas permanecerão elevadas, alcançando a máxima provável de 38°C e a mínima de 22°C.

Para evitar os efeitos do estresse térmico, a prefeitura do Rio de Janeiro recomendou as seguintes medidas:

* Aumente a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem sentir sede;
* Consuma alimentos leves como frutas e saladas;
* Use roupas leves e frescas;
* Evite bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar;
* Evite a exposição direta ao sol, especialmente entre 10h e 16h;
* Informe-se sobre os níveis de calor na cidade do Rio de Janeiro por meio das redes sociais e sites do Centro de Operações Rio e da Secretaria Municipal de Saúde;
* Use protetor solar;
* Proteja as crianças com chapéus de abas;
* Procure uma unidade municipal de saúde em caso de mal-estar, tontura ou outros sintomas provocados por estresse térmico.

A prefeitura também lembrou que a exposição ao sol sem proteção adequada contra os raios ultravioleta pode causar danos à pele, tornando-a vermelha, sensível e com bolhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *