A medalha olímpica no judô na Olimpíada de Paris é uma conquista histórica ao Brasil. A atleta brasileira Beatriz Souza, mais conhecida como Bia, foi eleita a melhor judoca feminina no mundo em 2024, promovida pela Federação Internacional de Judô (IJF). Esta é a primeira eliminação de um atleta brasileiro no TOP aquilo que é um grande momento para o judô no país.
A votação aberta ao público e ocorrerá até 10 de janeiro do próximo ano, quando a entidade anunciará os vencedores da premiação IJF Judo Awards. Ainda na lista estão outras seis medalhistas de ouro, incluindo Natsumi Tsunoda (Japão), Diyora Keldiyorova (Uzbequistão), Christa Deguchi (Canadá), Andreja Leski (Eslovênia), Barbara Matic (Croácia) e Alice Bellandi (Itália).
A IJF destaca a “técnica poderosa e resiliência de Bia Souza, tornando-a uma das mais formidáveis estrelas do judô e uma campeã do povo em seu país natal, o Brasil”. Além disso, a atleta também foi bronze em Paris no torneio por equipes e alcançou o bronze no Campeonato Pan-Americano de judô, no Rio de Janeiro.
A ceremony de entrega dos prêmios ocorrerá a partir das 19h (horário de Brasília) da próxima quarta-feira, no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo no canal do Time Brasil no YouTube. Além disso, Bia Souza também concorreu às categorias Atleta da Torcida, Prêmio Inspire e Influenciador do Ano.
