A Seleção Brasileira Feminina de Futebol está se preparando para disputar a Copa América Feminina 2025, que começa em 12 de julho no Equador. O técnico Arthur Elias convocou 23 jogadoras para representar o Brasil no torneio, que contará com a participação de 12 nações.
A equipe brasileira é liderada pela experiente Marta, que retornou à seleção nos últimos amistosos contra o Japão. Além dela, o ataque da amarelinha conta com as revelações Dudinha e Jhonson, ambas com 19 anos, que se destacaram nos jogos contra as asiáticas. Outras jogadoras importantes no ataque são Amanda Gutierres, Gabi Portilho, Gio e Luany, além de Kerolin, que joga pelo Manchester City, na Inglaterra.
Antes da estreia na Copa América, o Brasil fará um amistoso contra a França, no dia 27 de junho, em Grenoble. Esse será o primeiro reencontro das equipes após as quartas de final da Olimpíada de Paris no ano passado, quando o Brasil eliminou a França com vitória de 1 a 0. Após o amistoso, a seleção retornará ao Brasil para concluir a preparação física na Granja Comary, em Teresópolis, e embarcar para o Equador em 10 de julho.
O técnico Arthur Elias está confiante na equipe e acredita que o Brasil pode ser considerado favorito em qualquer competição. “Eu espero que olhem para o Brasil como favorito em todas as competições, porque nós vamos realmente entrar fortes em qualquer torneio”, disse ele. “A Copa América será uma oportunidade de melhorarmos a nossa eficiência na organização ofensiva e trazer um crescimento para a Seleção”.
A amarelinha já disputou oito amistosos este ano, contra equipes bem ranqueadas pela Fifa, como Colômbia, Austrália, Estados Unidos e Japão. Foram seis vitórias, incluindo uma inédita contra as norte-americanas, e um empate no primeiro duelo contra a Colômbia.
A seleção brasileira é a atual campeã da Copa América e estreará no torneio em 13 de julho, contra a Venezuela, pela primeira rodada do Grupo B. As outras equipes do grupo são Bolívia, Colômbia e Paraguai. Já na chave A estão Argentina, Chile, Equador, Peru e Uruguai. As duas primeiras colocadas em cada grupo seguirão para as semifinais, e os vencedores decidirão o título em 2 de agosto.
Aqui está a lista das jogadoras convocadas por Arthur Elias:
Goleiras: Lorena, Camila, Cláudia
Zagueiras: Tarciane, Isa Haas, Kaká, Mariza
Laterais: Yasmim, Fátima Dutra, Fê Palermo, Antônia
Meia-campistas: Angelina, Duda Sampaio, Ary Borges, Ana Vitória
Atacantes: Kerolin, Gio, Luany, Dudinha, Marta, Amanda Gutierres, Gabi Portilho, Jhonson
Os jogos do Brasil na Copa América Feminina são os seguintes:
* 13 de julho: Brasil x Venezuela, às 21h
* 16 de julho: Brasil x Bolívia, às 18h
* 22 de julho: Brasil x Paraguai, às 21h
* 25 de julho: Brasil x Colômbia, às 21h
A programação está sujeita a alterações. A Seleção Brasileira Feminina de Futebol está pronta para disputar a Copa América e buscar o nono título da competição.
