Sistema de Alerta de Defesa Civil será implantado no Nordeste a partir de 14 de junho

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, anunciou que o sistema Defesa Civil Alerta será implantado na região Nordeste a partir de 14 de junho. O sistema utiliza a rede de telecomunicações para emitir alertas gratuitos, com mensagens de texto e alertas sonoros, em situações de emergência, como chuvas intensas, alagamentos, deslizamentos de terras, entre outros.

O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa, quando o ministro informou que será realizado um teste do sistema em todas as capitais nordestinas, além de três outras cidades em cada um dos estados. Segundo o ministro, o prazo é suficiente para que o serviço seja entregue à sociedade nordestina com eficiência e ajude a salvar vidas.

Funcionamento do sistema

Os alertas são disparados para a população em área de risco e com cobertura de rede 4G ou 5G, independentemente do sistema operacional e sem necessidade de cadastro prévio do usuário. Além disso, o sistema de alerta suspende qualquer conteúdo em uso na tela do aparelho, inclusive no modo silencioso. O aviso é feito pelo poder público, com base em informações levantadas por órgãos de monitoramento.

O ministro explicou que o alerta, que é gratuito, será recebido por qualquer pessoa que esteja na área afetada, independente de ser moradora ou não. "Quem está recebendo a informação tem que se preparar. Se a informação for para sair imediatamente, é para sair imediatamente, se for para ficar, é para ficar", disse o ministro.

Impacto em outras regiões

A superintendente de Controle de Obrigações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Suzana Silva Rodrigues, destacou que a medida já teve um impacto nas regiões Sul e Sudeste. "Já tivemos alguns alertas nas regiões Sul e Sudeste e já existe um reconhecimento por parte da população da importância dessa ferramenta tanto para salvar vidas, quanto para reduzir danos em matéria de patrimônio", argumentou.

O representante das operadoras de telefonia móvel e presidente-executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, disse que a iniciativa mostra o compromisso social das operadoras. "Estamos bem dedicados com essa expansão, para que funcione de maneira perfeita, para que de fato a população possa receber a comunicação, entender o que é a ferramenta e que tenha uma repercussão muito positiva", disse Ferrari.

Testes e implantação

O sistema Defesa Civil Alerta foi testado em agosto do ano passado em 11 municípios brasileiros das regiões Sul e Sudeste, durante 30 dias. A primeira etapa do projeto ocorreu, considerando o início do período chuvoso em novembro, quando os sistemas de alerta são amplamente exigidos. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, desde 4 de dezembro de 2024, todos os estados das regiões Sul e Sudeste estão aptos a utilizar a tecnologia. A partir de então, foram enviados 373 alertas, sendo 316 alertas severos e 57 alertos extremos.

A implantação do sistema no Nordeste é mais uma etapa para ampliar a cobertura do sistema de alerta em todo o país. Com a tecnologia, a população terá acesso a informações importante em caso de emergência, o que pode salvar vidas e reduzir danos materiais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *