O técnico da seleção francesa, Didier Deschamps, anunciou que deixará o cargo após a Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, Canadá e México. Com 56 anos, Deschamps é um dos três treinadores na história que ganharam títulos mundiais tanto como jogadores quanto como técnicos, ao lado do brasileiro Mário Zagallo e do alemão Franz Beckenbauer.
Deschamps foi oficialmente notificado da Federação Francesa de Futebol (FFF) sobre a sua saída, em uma nota publicada em redes sociais. Ele disse em uma entrevista ao canal de TV francês TF1 que havia planejado permanecer no cargo até 2026, mas decidiu parar em um momento “ótimo” para se retirar.
Com uma carreira como jogador da seleção francesa que culminou com o título da Copa do Mundo em casa em 1998, Deschamps liderou a equipe à conquista do título do Mundial de 2018 e ao vice-campeonato na edição do Catar, em 2022.
Deschamps assume o cargo de técnico da seleção francesa em 2012, sucedendo Laurent Blanc. Durante sua gestão, a equipe foi vice-campeã da Eurocopa em 2016, após uma derrota na final em casa para Portugal.
Atualmente, a seleção francesa está na vice-liderança do ranking da Fifa, atrás da Argentina, atual campeã mundial. A equipe ainda precisa se classificar para a Copa do Mundo de 2026, que será disputada em três países da América do Norte.