O Brasil terá quatro representantes na chave principal do Aberto da Austrália, torneio de tênis mais importante do mundo. Isso porque dois tenistas brasileiros, João Fonseca e Thiago Monteiro, conquistaram vaga na chave principal após vencer o qualificatório (qualificatório) na madrugada de quinta-feira (9).
João Fonseca, de 18 anos, é um dos dois representantes brasileiros que conquistaram vaga na chave principal do Aberto da Austrália, torneio de tênis mais importante do mundo.
João Fonseca, que são invicto há 13 partidas, é a primeira figura de Grand Slam brasileira desde a australiana Júlio Giudicelli, em 1997. Ele é a 113ª colocação do ranking mundial e estreia a domingo (12) contra o russo Andrey Rublev, número 9 do mundo, ou sorteado adversário.
No entanto, a classificação do qualificatório não foi um pega-queda para Fonseca. Ele venceu o argentino Thiago Tirante por 2 sets a 0 (6/4 e 6/1) e creditou a vitória ao apoio da torcida, destacando a sensação da torcida na quadra.
Também classificado à chave principal, o cearense Thiago Monteiro, número 106 do mundo, estreará domingo (11) em Melbourne contra o japonês Kei Nishikori, ex-top 5 que ocupa atualmente a 74ª posição no ranking. Monteiro assegurou vaga no Aberto da Austrália, ao eliminar o belga Kimmer Coppejans, por 2 sets a 0 (6/4 e 6/3).
Os representantes brasileiros que classificaram à chave principal também incluem a paulista Bia Haddad, número 16 do mundo, e o paranaense Thiago Wild, número 76 do mundo. Bia é cabeça de chave 14 e terá pela frente a argentina Julia Riera (147ª no ranking), enquanto Wild está programado para enfrentar o húngaro Fabin Marozsan (57º).
Além disso, Bia Haddad também fez bem no WTA 500 de Adelaide, torneio preparatório para o Aberto da Austrália. Ela e a alemã Laura Siegemund avançaram à final de duplas, derrotando a dupla da cazaque Ana Danilina com a russa Irina Khromacheva, por 2 sets a 1 (6/2, 5/7 e 10/7).