O tênis brasileiro está avançando no qualificatório do Aberto da Austrália, que é o primeiro Grand Slam da temporada. Três jogadores brasileiros, Thiago Monteiro, Laura Pigossi e João Fonseca, venceram as primeiras rodadas e agora terão que vencer as próximas duas partidas para alcançar a chave principal do torneio.
Thiago Monteiro, que é a 6° cabeça de chave, conquistou vitória sobre o francês Jason Kluper por 2 sets a 0, com placar de 7/6 (4), ultrapassando um duplo. Ele enfrentará outro francês, Valentin Royer, no próximo jogo.
A medalhista olímpica Laura Pigossi, que é a 141ª posição no ranking, venceu a espanhola Guiomar Zuletta por 2 sets a 0, com placar de 6/3 e 6/1. Ela enfrentará Viktorija Golubic, que é a 2° cabeça de chave, no próximo jogo.
O jovem tenista João Fonseca, que tem 18 anos e foi promovido do 145° para o 113° lugar no ranking mundo após vencer o Challenger de Camberra, venceu o argentino Federico Gomes por 2 sets a 0, com direito a pneu no segundo set. Ele enfrentará o honguesa Coleman Wong, que é o 172° no ranking, no próximo jogo.
Felipe Meligeni, que é o 150º no ranking, desistiu do jogo após se machucar durante a estreia contra o francês Clement Chidek. A notícia é triste para o atleta, que parecia ter a chance de vencer a partida antes de sair do quadra com dores.
Também há uma notícia de positiva para o Brasil: Beatriz Haddad Maia e Thiago Wild bereits têm assegurado a presença na chave principal do Aberto da Austrália, graças ao seu ranking. Eles estarão presentes no torneio, que começa amanhã.