A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) está investindo em sua presença digital e alcançando resultados significativos. Um exemplo disso é o crescimento do alcance da Agência Brasil nas redes sociais, que aumentou 15 vezes no primeiro trimestre de 2025 em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Para fortalecer essa presença, uma equipe de oito profissionais da Superintendência de Comunicação Digital e Mídias Sociais da EBC trabalha na adaptação de conteúdos do site da Agência Brasil e produção de materiais originais para publicação em plataformas como Instagram, Threads, Facebook, X e BlueSky. Essa equipe está comprometida em levar informações de qualidade ao público em diversas plataformas.
Segundo a Gerente de Conteúdo Digital da Agência Brasil e da Rádio Nacional, Marcela Rebelo, a cobertura das redes é dinâmica e dialoga com o contexto atual de como os brasileiros escolhem se informar. “A cada dia, ampliamos o número de seguidores e o nosso alcance em diferentes plataformas. Sem conteúdo pago, apenas crescimento orgânico com produções relevantes sobre políticas públicas, serviço, esportes, meio ambiente, mercado de trabalho e outros assuntos de interesse público”, explica Marcela Rebelo.
A Agência Brasil está presente em diversas redes sociais, incluindo:
* Instagram: https://www.instagram.com/agencia.brasil/
* Threads: https://www.threads.net/@agencia.brasil
* X: https://x.com/agenciabrasil
* Facebook: https://facebook.com/agenciabrasil.ebc/
* BlueSky: https://bsky.app/profile/agenciabrasil.ebc.com.br
Além do aumento do número de seguidores, a ampliação da presença da Agência Brasil nas redes tem levado informação de interesse público, checada e com credibilidade aos cidadãos. A equipe de redes sociais da Agência Brasil trabalha para reforçar a presença da marca e levar a comunicação pública para mais brasileiros, com responsabilidade e atuando no combate à desinformação no ambiente digital.
Um exemplo disso são os reels com conteúdos de serviços voltados para os cidadãos, como o vídeo sobre como obter remédio de graça pelo programa Farmácia Popular. Além disso, a Agência Brasil também tem um canal no WhatsApp, no qual são distribuídas todas as matérias publicadas no site, de segunda a sexta-feira. Para participar, basta acessar o link https://whatsapp.com/channel/0029VaoRTgrInlqYLSk59B2M.
Os usuários do aplicativo também podem participar da comunidade da Agência Brasil e receber boletins ao longo do dia com os principais destaques do veículo. O serviço de distribuição foi lançado em setembro de 2024. Para participar da comunidade, basta clicar no link correspondente.
Além do WhatsApp, é possível acompanhar a Agência Brasil no site agenciabrasil.ebc.com.br, que oferece uma variedade de conteúdos de interesse público. A Agência Brasil está comprometida em levar informações de qualidade ao público em diversas plataformas, e seu crescimento nas redes sociais é um exemplo disso. Com uma equipe dedicada e um conteúdo relevante, a Agência Brasil está se tornando uma referência em comunicação pública no Brasil.
