A Polícia Civil do Piauí está investigando um suposto caso de envenenamento que ocorreu em Parnaíba, no norte do estado, que levou à morte de duas pessoas, incluindo uma criança de apenas 1 ano e 8 meses, e hospitalizou outras cinco. O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda) confirmou que um dos mortos havia sido atendido no hospital na quarta-feira, e expressou condolências à família por ocasião do falecimento.
De acordo com o diretor técnico do Heda, um homem de 18 anos morreu na ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e duas crianças, com 3 e 4 anos, precisarão ser transferidas para o Hospital de Urgência de Teresina com o apoio do Samu.
O delegado Abimael Silva informou que a família que foi afetada pelo envenenamento havia recebido um baião de peixes doados no dia 31 e também havia recebido peixes envenenados no passado, acontecendo um caso semelhante de envenenamento em agosto de 2024. No entanto, o delegado afirmou que, por enquanto, não há confirmação de que os dois casos estejam relacionados.
A investigação inclui a análise de alimentos ingeridos pela família, incluindo o baião de peixes e o baião de arroz e feijão feito pela família. Os laudos ainda precisam ser emitidos para confirmar se havia algum tipo de veneno nos alimentos. O delegado também disse que a família que fez a doação de peixes já foi ouvida pela polícia e que eles têm sido envolvidos em doações semelhantes por mais de cinco anos sem resultados negativos.
O estado de saúde das vítimas é o seguinte: duas crianças precisarão ser transferidas para o Hospital de Urgência de Teresina, uma terceira criança tem quadro estável, uma paciente adulta está recebendo cuidados intensivos e um homem de 53 anos foi liberado médica na quinta-feira. O inquérito tem prazo de 30 dias para ser concluído, mas pode ser prorrogado se necessário.