A máquina de lavar louças é um eletrodoméstico que vem conquistando cada vez mais donas e donos de casa. Afinal, é um aparelho bastante prático e que economiza bastante tempo em meio à rotina corrida. Com algumas peças feita com injeção plástica, a lava-louça promove diversas vantagens para os moradores, mas seu custo pode ser considerado elevado, dado ao fato de que é uma tarefa que pode ser feita manualmente pelas pessoas e sem custo nenhum. Como consequência, é comum que as pessoas fiquem em dúvida se ela realmente vale a pena. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com informações relevantes sobre o assunto. Vamos lá?

Máquina de lavar louça: vale a pena comprar uma?
Foto de Wendelin Jacober

Vantagens da máquina de lavar louça

Uma das principais vantagens quando falamos em máquina de lavar louças é a economia de tempo na cozinha. Afina, o tempo gasto em passar água e colocá-las na máquina de lavar é muito menor do que fazer essa tarefa por conta própria. Com isso, você só precisará se preocupar em guardar tudo em seu devido lugar, podendo aproveitar o almoço com a família e focar em outras tarefas do dia a dia.

Além disso, lavar a louça com a torneira meio aberta por 15 minutos consome cerca de 117 litros de água. Por outro lado, uma lava-louça permite que as pessoas economizem cerca de 85% de água quando comparada com a lavagem manual. Além disso, se a máquina funcionar em sua capacidade máxima, o consumo é reduzido em até 6 vezes, uma redução bastante significativa.

Não podemos deixar de lembrar ainda que por funcionar com água quente, a máquina é muito mais eficiente do que a lavagem manual, deixando a louça muito mais limpa. Além disso, existem diversos detergentes especiais, que contribuem ainda mais para a limpeza.

Por mais que a lava-louça consuma energia elétrica, ela ajuda a economizar, principalmente quando ela é utilizada em horários em que a taxa cobrada é reduzida. Além disso, hoje em dia existem muitos modelos modernos e extremamente eficientes.

Por fim, mas não menos importante, a lava-louça conserva muito mais as peças quando usada corretamente.

Quais são as desvantagens da lava-louças?

Assim como tudo na vida, também existem algumas desvantagens em adquirir uma lava-louça e é importante conhecer quais são elas para decidir se vale a pena o investimento. Sendo assim, uma das grandes desvantagens é que o investimento inicial pode ser alto, pois dependendo do modelo e funções, os valores são mais altos.

Além disso, é recomendado usar a capacidade máxima da máquina para economizar energia e dependendo do modelo, pode ser necessário esperar um bom tempo para juntar a louça, o que não é tão interessante.

Vale lembrar que nem todos os utensílios podem ser lavados na máquina, sendo necessário checar o manual de instruções para garantir a durabilidade de sua louça. Por fim, não são todos os modelos que são eficientemente energéticos, sendo muito importante fazer uma boa pesquisa para comparar os modelos e escolher aquele que mais se adequa às suas necessidades, desejos e orçamento.

Como ela funciona?

A máquina de lavar louça funciona de maneira bem simples. O primeiro passo é a adição de água, em que o reservatório localizado no fundo da máquina começa a encher. Depois, uma peça de metal converte eletricidade em calor, aquecendo a água da bacia até a temperatura adequada. Em seguida, o recipiente em que foi colocado o detergente é aberto de forma automática para que ele seja adicionado no momento certo da lavagem.

Então, a água quente e o detergente são bombeados e a pressão faz com que as pás girem e disparem jatos para lavar toda a louça. Com isso, a água suja é eliminada e a louça recebe uma nova água quente, sem detergente, para eliminar possíveis sujeiras. Para finalizar, a água é drenada e a máquina aquece o ar para secar a louça.

Vale a pena ter máquina de lavar louça?

Então, se você chegou até aqui, provavelmente entendeu que sim, vale a pena ter uma máquina de lavar louça. Afinal, por mais que tenha algumas desvantagens, os benefícios compensam. Portanto, agora é hora de iniciar a pesquisa para descobrir qual modelo é o mais adequado para suas necessidades e preferências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *