Decorar um apartamento é com certeza a parte mais esperada pelos moradores depois da compra ou locação com a imobiliária na Praia Brava ou em outra cidade do qual esteja disposto(a) a morar. Afinal, é possível trazer maior conforto aos moradores por meio da personalização dos ambientes, assim como qualidade de vida. São várias as formas de fazer isso, sendo que incluir plantas é uma maneira de trazer vida, beleza e frescor ao local. Nesse sentido, as plantas suspensas, também conhecidas como pendentes, são ótimas alternativas, especialmente para que não tem tanto espaço e deseja aproveitar as paredes disponíveis.

No entanto, não é todo mundo que sabe ou entende como usá-las na decoração e foi justamente pensando em te ajudar, que preparamos o post de hoje. Portanto, confira até o fim e veja quais plantas suspensas usar na decoração.

Quais plantas suspensas usar na decoração?
Foto de Ksenia Chernaya

Samambaia americana

Também conhecida como samambaia Boston, ela não apenas deixa os ambientes mais bonitos, mas também oferece frescor e ajuda a melhorar a qualidade do ar. Vale lembrar que essa espécie gosta de clima quente e úmido, não tolerando o frio intenso. Além disso, ela deve ficar em ambientes com meia sombra ou luz difusa, mas nunca diretamente no sol.

Jiboia

Outra planta que gosta de sombra e luz indireta é a jiboia, mas é válido ressaltar que as regas devem ser mais espaçadas, visto que não tolera solo encharcado. Para quem quer trazer mais charme à decoração, essa é uma ótima pedida, principalmente quando combinada com vasos bonitos, formando verdadeiras cascatas em sua casa.

Corações emaranhados

Essa é um tipo de suculenta com folhas em formato de coração. Sendo assim, ela gosta de meia-sombra, mas não tolera solo muito úmido. Além disso, quando for pendurar a planta na sala, o ideal é colocar o vaso em lugares mais altos, pois assim os galhos ficam caídos e formam uma bela cascata.

Planta batom

Com folhas verdes, ovaladas e ramos longos bronzeados e finos, essa planta é uma ótima pedida para diferentes ambientes. A floração ocorre durante o verão, com flores vermelhas vivas e pequenos cálices em tons de verde e marrom. Inclusive, essa é a característica que faz com que ela seja conhecida como batom.

Rabo de burro

Essa é uma planta muito diferente e que pode chegar a até 1,5 metro de comprimento para baixo. As folhas são de cor verde-azulada e bem carnudas, pontiagudas e sensíveis ao toque. As flores são pequenas e em formato de estrela, variando em tons de rosa e vermelho, surgindo esporadicamente na ponta das hastes.

Cipó Uva

Com caule ramificado, essa planta possui gavinhas para fixação e folhas compostas, sendo um verdadeiro charme para decorar. A folhagem é robusta e pode ser plantada em vasos ou cestas suspensas. Além disso, gosta de bastante água, podendo ser cultivada em sol pleno, meia-sombra ou luz difusa.

Dinheiro em penca

Também conhecida como tostão, essa planta é de fácil manutenção, sendo ideal para quem está começando agora nesse universo. Suas folhas são bem pequenas e variam entre tons de verde e vermelho, dependendo da quantidade de luz que recebem. Além disso, segundo o Feng Shui, o dinheiro em penca atrai abundância, fartura e riqueza.

Cacto espinha de peixe

O nome dessa planta se dá pelo formato bastante peculiar de seus galhos. Vale ressaltar que ela prefere sombra e não deve ser cultivada a sol pleno. Seus espinhos não são agressivos e a floração acontece entre a primavera e verão. Elas nascem suspensas e variam entre 10 e 15 cm, com pétalas finas em tons de branco e creme e extremidades mais avermelhadas.

Peperômia scandens

Muito famosa na decoração, essa planta é fácil de cuidar e de se adaptar, desenvolvendo-se com facilidade em ambientes internos e também externos. A cor das folhas varia entre mais claras e escuras, sendo que ela prefere locais de meia-sombra, mas que sejam bem iluminados.

Hera inglesa

A hera inglesa é uma planta perene e com beleza rústica, sendo muito fácil de cuidar e bastante resistente. Ela é famosa por ser cultivada como trepadeira nos muros das casas, mas também é comum em treliças, caramanchões e até mesmo nos vasos suspensos dentro de casa.

Flor de maio

Por fim, a flor de maio é originária do Brasil e seus ramos pendentes podem chegar a até 60 cm de comprimento. A floração acontece, geralmente, no mês de maio, durando cerca de 15 a 20 dias. Além disso, as flores podem ser em diferentes tons, como vermelho, rosa, branco e até mesmo degradê.

Então, agora que você conhece algumas das melhores plantas suspensas para usar na decoração, já pode escolher qual delas comprar para sua casa ou apartamento. A boa notícia é que elas podem ser usadas de diferentes formas, como penduradas no teto, em uma estante, em nichos, vasos e suportes de parede, no jardim vertical, etc. Portanto, tenha um bom planejamento e coloque sua criatividade para funcionar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *