O banheiro é o menor cômodo da casa, mas o que antes era um espaço esquecido no quesito decoração, hoje em dia ganha cada vez mais destaque. Inclusive, depois de comprar o apartamento na imobiliária, muitos realizam algumas reformas e mudanças nesse ambiente, a fim de garantir conforto, bem-estar e praticidade no dia a dia.

Nesse sentido, o nicho para banheiro vem se destacando significativamente, promovendo beleza e funcionalidade para os moradores, assim como um ambiente mais organizado. No entanto, não é todo mundo que conhece, de fato, o nicho para banheiro, o que pode causar algumas dúvidas. Então, pensando em te ajudar preparamos o post de hoje para explicar o que ele é e quais são suas vantagens. Vamos lá?

O que é o nicho para banheiro?

Nicho para banheiro: o que é e quais as vantagens?
Foto de Pixabay

O nicho para banheiro é uma estrutura que pode ter diferentes formatos e fica embutida no box do banheiro ou em outro espaço que achar conveniente. Além de servir para armazenar cosméticos e outros produtos de higiene e beleza, ele também contribui para a decoração do espaço, deixando o banheiro mais bonito e sofisticado, com seu design elegante.

A boa notícia é que existe uma grande variedade disponível no mercado, com as mais diferentes cores, tamanhos, materiais e modelos, permitindo que você combine com qualquer estilo de decoração.

Os nichos são fixados na parede e podem ficar na altura que você desejar, desde que permita o acesso fácil dos objetos no dia a dia.

Quais as vantagens do nicho para banheiro?

Uma das principais vantagens desse item é que ele ajuda a economizar e otimizar o espaço. Como sabemos, esse é o menor ambiente da casa e tudo precisa ser bem planejado e organizado. Nesse sentido, o nicho embutido te ajuda a economizar medidas e armazenar seus pertences, sem a necessidade de armários muito grandes, por exemplo.

Além disso, o nicho é um elemento decorativo bastante charmoso e elegante, deixando o banheiro mais bonito para seus moradores. Da mesma forma, ele também pode servir para expor objetos decorativos diversos, promovendo um equilíbrio perfeito entre decoração e funcionalidade.

Como escolher o nicho para banheiro?

Como falamos, é possível encontrar os mais diferentes modelos de nichos para banheiro, com diferentes tipos, formatos, cores, materiais, etc. Justamente por essa grande variedade, é comum que as pessoas tenham algumas dúvidas na hora de escolher o ideal. Sendo assim, confira abaixo nossas dicas para te ajudar nesse processo:

Tamanho

Um dos pontos mais importantes quando falamos em nicho para banheiro é considerar as medidas, a fim de garantir beleza e praticidade no dia a dia. A altura mínima deve ser de 25 cm, pois assim você consegue encaixar produtos mais altos e até mesmo os menores. Já em relação à profundidade, ela pode ser de 8 cm, sendo que essa é a medida mínima, mas o ideal é investir em modelos de 12 cm, pelo menos.

Por fim, em relação à largura, pode ser do tamanho que desejar, mas é fundamental que comporte todos os itens que utiliza no dia a dia de maneira adequada, sem parecer que estão bagunçados.

Material

O material do nicho para banheiro deve ser escolhido com atenção. Para um banheiro moderno, o nicho preto de mármore ou granito pode ser uma ótima pedida. Mas, se quiser um ambiente mais clean, o de vidro também é uma excelente opção. Da mesma forma, se quiser sofisticação, o contraste entre o branco e o revestimento de madeira irá provocar um efeito visual bastante interessante, principalmente para quem gosta de um estilo mais minimalista.

Sendo assim, o ideal é sempre harmonizar os pisos e revestimentos de parede com o modelo do nicho. Dessa forma, você garante um ambiente equilibrado e elegante, sem deixar de lado a praticidade e funcionalidade.

Formato

Os nichos para banheiro podem ter diferentes formatos. O modelo vertical é considerado moderno, elegante e ainda promove sensação de amplitude, fazendo com que o banheiro pareça maior do que realmente é. Além disso, ele pode ser embutido na parede ou ainda instalado de forma externa, seja dentro ou fora do box.

Por outro lado, o nicho horizontal é ideal para aqueles que tem muitos pertences e produtos para organizar, especialmente na área interna do box. Esse formato ainda conta com a vantagem de poder se estender de ponta a ponta, promovendo um visual mais minimalista e elegante ao banheiro. Contudo, também pode ser menor, dependendo de seus desejos e necessidades. Da mesma forma que o modelo vertical, esse tipo de nicho também pode ser embutido na área do box ou do lado de fora.

Então, agora que você conhece mais sobre os nichos para banheiro, já entende que essa é uma ótima pedida para quem quer beleza, elegância e praticidade no dia a dia. Portanto, monte seu projeto e escolha qual será o seu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *