Verificar qual é a pressão ideal dos pneus do carro é essencial para o correto funcionamento dos pneus, garantindo assim um desempenho adequado e a segurança necessária para o motorista e demais passageiros a bordo.
É por isso que todos os revendedores de pneus Michelin recomendam verificações regulares de pressão para garantir que esteja sempre em um nível ideal.
A pergunta que muitos motoristas podem estar se questionando, no entanto, é: quanto devem ser calibrados os pneus do carro? Verificações constantes são boas, mas quais são os valores de inflação que devem ser respeitados para o meu carro?
Pneus calibrados corretamente oferecem melhor tração, menor consumo de combustível e menos vibração da suspensão. Em suma, a pressão dos pneus do carro deve corresponder aos valores de fábrica.
Como saber qual é a pressão ideal dos pneus?
Você pode encontrá-los na placa de identificação ou no adesivo – eles geralmente podem ser encontrados no pilar da porta do passageiro dianteiro, perto das dobradiças da porta do motorista ou sob a tampa do tanque de combustível. Além disso, esse tipo de informação também pode ser encontrado no manual do veículo.
Os fabricantes fornecem informações sobre tamanhos de aros e pneus e pressões recomendadas. Portanto, os pneus são a única parte de um veículo em contato com a superfície da estrada e a segurança na aceleração, frenagem, direção e curvas é baseada na pressão existente.
Além disso, manter os pneus calibrados corretamente garante um desgaste uniforme, o que leva a uma vida útil mais longa.
A verificação regular da pressão dos pneus não é um procedimento de manutenção normal. Uma pressão muito baixa pode não só causar danos irreversíveis aos pneus em casos extremos, mas também afetar significativamente a segurança da direção e levar ao aumento do consumo de combustível.
Em princípio pode-se dizer que a pressão adequada é de 2,5 bar, podendo haver diferenças de veículo para veículo, mas estas serão mínimas, da ordem de 0,3-0,4 bar. Também pode haver variações entre os pneus dianteiros e traseiros , mas novamente esta é uma faixa muito limitada (entre 0,2 e 0,3 bar).
Também é necessário encher os pneus a uma pressão ligeiramente superior no caso de um carro totalmente carregado, chegando a 2,7-2,8 bar dependendo do tamanho do veículo.
Com que frequência a pressão dos pneus deve ser medida?
Quanto mais vezes, melhor. A pressão pode diminuir em função das condições de utilização e do estado dos pneus.
Se o carro não estiver equipado com sensores automáticos de medição de pressão (TPMS), vale a pena considerar a compra de um manômetro, eletrônico ou mecânico, para verificar periodicamente a pressão não “a olho”, mas com precisão e confiabilidade.
Os medidores eletrônicos são os preferidos, pois são menos sensíveis à transferência de temperatura e geralmente mais precisos. A opção alternativa são os medidores de pressão na forma de tampas aparafusadas na válvula do pneu.
Se o seu carro não estiver equipado com este sistema, lembre-se que pode verificar a pressão em postos de gasolina, e que o pneu deve ser sempre verificado “a frio”, de preferência a cada trinta dias, além desse período também é indicado verificar quando houver uma mudança repentina do clima ou antes de uma longa viagem.
O que acontece se a pressão dos pneus não estiver dentro do padrão?
Manter a pressão correta afeta a vida útil do pneu, que desta forma não sofre alterações de forma e está sujeito a um menor desgaste, além de prejudicar o desempenho do veículo, aumentar o consumo de combustível, e causar possíveis acidentes.
É fácil saber se o desgaste do pneu é devido à calibragem incorreta, pois ele apresentará degradação mais acentuada no centro ou nas laterais. As consequências de um pneu com baixa pressão (pneu furado) são:
- Maior distância de frenagem em superfícies molhadas;
- Diminuição da aderência à superfície da estrada;
- Aumento do risco de aquaplanagem;
- Menos controle do veículo;
- Risco de explosão do pneu.
Conclusão
Comecemos por dizer que os valores relacionados à calibragem dos pneus variam de um veículo para outro, pois existem vários parâmetros a ter em conta, principalmente as dimensões do veículo, o seu peso e também a dimensão dos pneus.
Independente dos parâmetros, seu carro deve sempre estar com a pressão dos pneus adequada, a fim de evitar situações perigosas na estrada.