Um dos importantes polos turísticos da região do interior de São Paulo, é uma excelente alternativa para quem quer descansar, por isso, vamos apresentar nesse post 7 lugares em Rio Claro SP para se divertir com a família.

Fundada em 1830 primeiramente com o nome de São João Batista do Ribeirão Claro, Rio Claro também foi conhecido como São João Batista do Morro Azul e tem importante participação na história de São Paulo, principalmente em relação aos Bandeirantes.

Importante principalmente na construção de ferrovias por conta da plantação de eucaliptos, Rio Claro possui vários lugares com paisagens naturais incríveis para passear.

Antes de conhecer museus, opções de passeio ao ar livre, entre outras atividades para se divertir com a família, é importante saber como chegar lá.

Como chegar a Rio Claro SP

7 Lugares em Rio Claro SP para se divertir com a família
Foto de Brett Sayles

Caso você queira ir de carro, caso venha de São Paulo capital ou Campinas, as Rodovias dos Bandeirantes e Anhanguera são as principais vias que dará acesso a Rio Claro.

Para quem sair dessas cidades já citadas acima o percurso além de ser mais fácil é muito direto, e caso alguém esteja saindo de demais cidades do interior de São Paulo o percurso mais fácil e grande parte dos casos é o que sai de Campinas.

Não se preocupe com a hospedagem, facilmente você e sua família encontram um hotel em Rio Claro.

Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade

Antes conhecida como Horto Florestal, foi criada em 1909, possuindo uma área de aproximadamente 2.230 hectares, com vária espécies de eucalipto em sua extensão.

O espaço é excelente para quem quer passear com a família em meio a natureza, assim como é possível aproveitar para visitar um centro onde os visitantes encontrarão vários filmes que contam a história dessa árvore, como ela chegou na cidade e suas espécies.

Museu do Eucalipto

Dentro das dependências da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, você encontrará o museu do eucalipto, e nesse museu é contata da história da árvore destacando a sua importância no desenvolvimento da cidade e região.

O espaço reúne mais de 40 anos de estudos e pesquisa sobre essa espécie de árvore que ajudou a evoluir a região principalmente no que diz respeito ao meio de transporte que era bastante utilizado no século 19.

Sendo assim, caso você e sua família queiram entender mais sobre a história do eucalipto e como essa árvore foi importante para a construção de ferrovias do estado de São Paulo, vale a pena visitar o museu.

Passeios de Balão

Outro passeio que você pode fazer com a sua família e se divertir muito é o de balão, principalmente se vocês são daqueles que gostam de curtir atividades ao ar livre.

Prática famosa na cidade, dependendo do período é possível assistir até mesmo campeonatos de balonismo.

Existe algumas empresas na região que proporcionam incríveis passeios para quem deseja ter uma experiência diferente e comtemplar a cidade de Rio Claro nas alturas.

Museu Histórico e Pedagógico Amador Bueno da Veiga

Com um acervo de cerca de 10 mil peças que contam a história tanto da cidade como também do estado de São Paulo, é um excelente local para levar a família.

Sendo assim, se você gosta de passeios mais históricos que contem a história do local, o museu Histórico e Pedagógico Amador Bueno da Veiga é uma excelente opção.

Museu Theodor Koelle

O museu Theodor Koelle é uma ótima alternativa para quem quer saber um pouco mais sobre toda a história da imigração alemã, exibindo desde pesquisas relacionadas a cultura, até mesmo alguns estudos sobre o idioma.

No museu também é possível encontrar gravuras e fotografias relacionadas a chegada de imigrantes alemães no país.

Há alguns registros também de famílias da Suíça que se instalaram na cidade e algumas informações relacionadas a educação e religião.

É possível também encontrar algumas peças de roupas que remetem à época, uma ótima opção para levar a família para conhecer o passado.

Trilhas

Outro passeio interessante que você poderá fazer na cidade de Rio Claro com a sua família, são nas incríveis trilhas existentes por lá.

Sendo assim, se vocês gostam de um pouco de aventura e natureza, uma ótima alternativa são os passeios nas trilhas.

É possível encontrar trilhas de vários níveis de dificuldade, além de ter a oportunidade de conhecer várias cachoeiras, sendo assim, vale à pena o passeio.

Museu de Minerais e Rochas Heinz Ebert

Além de todas as alternativas de passeio que citamos acima, não podemos deixar de falar do Museu de Minerais e Rochas Heinz Ebert, onde é possível conhecer um acervo de cerca de 5.600 amostras de minerais e rochas.

Além disso há em exposição outras coleções de minerais distintos sendo uma ótima alternativa para as famílias que gostam de ciências.

A cidade de Rio Claro possui atrativos de diferentes gostos e para todas as idades, ideal para conhecer com toda a família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *