Com a rotina cada vez mais corrida, é difícil conseguir dedicar um tempo de atenção exclusivo para nós mesmos e outras pessoas. Seja para tomar um café na xícara personalizada para jogar conversa fora ou para ter um ritual de autocuidado, é fato que estamos sempre olhando para as coisas com superficialidade. Nesse sentido, é primordial ter um tempo de qualidade para si e com os outros, principalmente para sua saúde mental e promover relacionamentos saudáveis. Mas, se você não sabe o que é isso e como ter tempo de qualidade, continue acompanhando o post de hoje até o fim.

O que é tempo de qualidade?

Tempo de qualidade: o que é e porque investir nisso?
Foto de Julian Jagtenberg

Por mais que fazer um chá ou chocolate quente em sua xícara ou caneca personalizada seja algo muito gostoso, isso não significa muita coisa quando você não aproveita aquele momento com total atenção. Sendo assim, tempo de qualidade é aquele que você dedica a alguém (ou para você mesmo) com atenção plena.

É fato que a cada dia que passa, se torna cada vez mais difícil viver relações com tempo de qualidade. Isso porque, são muitos estímulos ao redor que prendem nossa atenção, como celular e redes sociais, TV, videogame, jogos online, etc. Justamente por isso, é primordial exercitar o hábito de dedicar seu tempo para as relações além das telas.

Inclusive, esse tempo inclui várias alternativas que são bastante simples, como conversar com sua família, perguntar como foi o dia de seu marido ou esposa, sair com os amigos, ir caminhar em um parque, brincar com os primos, etc. Portanto, tempo de qualidade pode ser qualquer atividade em que você e as outras pessoas estejam dedicadas umas às outras.

Como exercitar o tempo de qualidade?

Em resumo, tempo de qualidade é a coisa mais simples e básica do mundo: olhas nos olhos do outro e manter sua atenção plena naquilo que estão vivendo. Mas, se você ainda está em dúvida, confira abaixo alguns exemplos de como exercitar o tempo de qualidade em sua vida:

Tempo de qualidade com você mesmo

Faça uma lista das coisas que gosta de fazer quando está sozinho, como sair para caminhar, praticar esportes, pintar, ler, cozinhar, ir ao cinema, etc. Tudo o que te faz sentir conectado e feliz em sua própria companhia deve ser feito.

Família

Sente para conversar sobre o dia dos familiares, crie tradições, valorize as datas comemorativas, joguem algum jogo antigo, pergunte sobre os costumes antigos, etc. Tudo isso é válido para exercitar o tempo de qualidade.

Filhos

É importante lembrar que tempo de qualidade não exige nada grandioso, mas sim conversar com os filhos sobre a escola, fazer o dever de casa junto, ensinar alguma habilidade sua, praticar atividades físicas, etc.

Amigos

Esse pode ser o mais fácil de exercer, mas ainda assim, muitas pessoas acabam saindo com os amigos e ficam apenas no celular. Portanto, saiam para conversar e tomar um café ou sorvete, ligue para quem você confie, compartilhe seus sentimentos, marquem um jantar para colocar o papo em dia, etc.

Relacionamento

Por fim, no relacionamento, preocupe-se em realmente ouvir o que o outro tem a dizer, conversando sobre o relacionamento e estando disposto a entender as coisas que a pessoa está dizendo, etc.

O que não é tempo de qualidade?

É importante deixar claro que de nada adianta reunir a família para cada um ficar em seu celular ou assistirem TV, pois isso não é tempo de qualidade. Afinal, será necessário dividir a atenção entre essas duas coisas. Isso também se aplica quando você e seu cônjuge saem para comer e cada um fica em seu mundo, checando as redes sociais e nem mesmo conversando direito.

Quando falamos de tempo de qualidade com você mesmo, se você decide sair sozinho, mas fica o tempo todo no celular, essa não é a atitude adequada. Além disso, se quiser fazer ioga ou meditação, de nada irá adiantar se a todo momento pausar a aula para mexer no celular.

Portanto, agora que você sabe mais sobre o que é tempo de qualidade, entende sua importância para sua saúde mental e para os relacionamentos em que está envolvido. Sendo assim, não é algo fácil, mas com certeza exercitar o hábito de dedicar seu tempo ao indivíduo ou a si mesmo irá trazer muitos benefícios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *