Se você já tem uma empresa funcionando, é importante pensar nos próximos passos para que ela continue crescendo e se desenvolvendo. Nesse sentido, comprar ou alugar um imóvel é algo importante, principalmente para quem quer profissionalizar o negócio e deixar de trabalhar em casa. Contudo, essa não é uma tarefa tão simples, sendo necessário pedir a ajuda da imobiliária para encontrar a opção que mais atende às necessidades do negócio.

Entretanto, também é interessante pesquisar sobre o assunto, pois assim você terá maior segurança ao conversar com o corretor. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje para falar como escolher um imóvel para abrir uma empresa. Vamos lá?

Observe as necessidades do negócio

Como escolher um imóvel para abrir uma empresa?
Foto de The Coach Space

O primeiro ponto para escolher o imóvel para sua empresa é analisar o que você precisa para o dia a dia, antes mesmo de sair em busca da propriedade, se vai abrir uma indústria, terá uma necessidade, se a empresa for uma agência B2B terá uma determinada necessidade, se for um escritório de advocacia, terá outra. Afinal, se você não sabe qual caminho seguir, qualquer coisa serve. Portanto, pense na quantidade de cômodos e salas necessários para que você e sua equipe trabalhem com qualidade e produtividade. Observe a necessidade de salas de reuniões, banheiros para visitantes, cozinha, depósito, etc. Com isso, você será capaz de filtrar as opções, reduzindo o número de imóveis para visitar e garantindo uma escolha mais rápida.

Pense na localização ideal

Outro ponto relevante é a localização ideal para sua empresa. Por exemplo, para uma transportadora, é importante estar próxima das estradas e principais vias de acesso. Por outro lado, uma empresa de advocacia deve optar por bairros com grande circulação de pessoas. Sendo assim, é importante analisar o público-alvo de seu negócio e procurar estar perto dele. Agora, se você tem uma empresa que presta somente serviços on-line, é possível optar por um local mais afastado do centro e, consequentemente, mais barato.

Cheque os valores e orçamento

É importante ainda considerar o orçamento disponível para pagar o valor integral do imóvel, o aluguel ou as condições do financiamento. Sendo assim, é necessário colocar tudo na ponta do lápis e fazer as contas do quanto será gasto por mês e quanto será possível faturar com a aquisição do imóvel. Inclusive, essa é a maneira mais eficiente para evitar qualquer tipo de prejuízo e promover o crescimento do negócio. Além disso, também é necessário incluir na conta ações que sejam necessárias para divulgação da empresa.

Analise a necessidade de adaptações

Nem sempre você irá encontrar um imóvel totalmente pronto para receber seu negócio, sendo que isso é muito raro, inclusive. Sendo assim, antes de fechar o contrato, observe se será necessário adquirir divisórias, ilhas de trabalho, equipamentos, realizar mudanças na estrutura, etc. Nesse sentido, também é importante colocar essas mudanças na ponta do lápis para entender se esse imóvel realmente vai valer a pena ou se é melhor optar por outro. Portanto, converse com especialistas do ramo e garanta uma escolha segura para seu negócio.

Observe a metragem do imóvel

Obviamente, o tamanho do imóvel não pode ficar de fora de suas preocupações. Sendo assim, observe se os espaços disponíveis acomodam os objetos de trabalho de todos os colaboradores, verificando se será necessário aumentar o quadro de funcionários. Dessa forma, você já consegue comprar ou alugar uma propriedade que acompanhe por alguns anos o crescimento da empresa, sem precisar se mudar e pagar as multas contratuais, caso seja um estabelecimento alugado.

Verifique todas as licenças

Cada negócio tem sua particularidade e isso precisa ser analisado quando você deseja abrir sua empresa. Por exemplo, uma transportadora tem menos exigências do que uma empresa farmacêutica. Sendo assim, é fundamental checar o que dizem as convenções coletivas e fazer tudo o que está dentro da lei, a fim de evitar multas, advertências e até mesmo o fechamento do negócio. Portanto, o ideal aqui é contar com um profissional especialista de seu ramo para checar que tudo realmente foi feito de acordo com o exigido pela lei e segmento.

Avalie a documentação da propriedade

Por fim, mas não menos importante, confirme que o prédio possui todos os documentos que permitem o funcionamento do estabelecimento. Alguns exemplos são laudo do Corpo de Bombeiros, registro de imóvel e escritura específica para fins comerciais. Além disso, cheque se existem pendências relacionadas ao pagamento de taxas e impostos, pois isso pode trazer diversos problemas na hora de transferir o bem. São muitos os outros documentos que precisam ser analisados e por isso a imobiliária será de extrema importância.

Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que procurar um imóvel para abrir sua empresa com a imobiliária será uma tarefa mais simples do que imagina. É importante lembrar que ela terá especialistas para analisar todos os pontos que citamos no post de hoje e, assim, encontrar o lugar ideal para que você abra sua empresa com segurança e de maneira adequada para seu desenvolvimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *