Todos nós chegamos a um momento na vida em que queremos ter nosso primeiro apartamento ou casa própria, a fim de começar a construir independência.

No entanto, iniciar esta importante busca envolve uma série de responsabilidades e fatores.

Portanto, para ajudar você a encontrar o imóvel ideal, nós preparamos esse artigo com algumas dicas e conselhos úteis. Quer saber mais? Então acompanhe agora mesmo!

Dicas para comprar sua primeira casa ou apartamento

Dicas para comprar sua primeira casa ou apartamento
Foto de Kampus Production

Determine o tipo de imóvel que você quer

Quando você vai comprar uma casa pela primeira vez, é comum ficar animado e sair em busca de muitas opções, mas se você não tiver suas ideias organizadas, é provável que você fique sobrecarregado e, no final, não poderá escolher.

É por isso que você deve esclarecer suas preferências, necessidades e capacidades; determinar se você vai comprar uma casa usada ou nova, ou se você prefere um apartamento, etc.

Depois disso, certifique-se de procurar imóveis cujo preço se ajuste ao orçamento que você tem disponível para investir neste novo objetivo.

Invista tempo na busca

Encontrar o tipo de imóvel que deseja requer uma árdua pesquisa que pode levar mais tempo do que o esperado. No entanto, por vezes não se tem a disponibilidade necessária para encontrar a casa ou apartamento que se deseja.

É aí que se pode acabar por fazer uma escolha apressada que no futuro pode dar dores de cabeça. Felizmente, evitar que isso aconteça com você é mais simples do que você pensa.

Adquirir serviços imobiliários é a forma mais eficaz de evitar más decisões, pois com aconselhamento especializado durante todo o processo terá mais ferramentas para fazer a melhor escolha.

Defina um tempo de prazo

Colocar um limite de tempo para encontrar a sua nova casa é necessário para que possa organizar os seus tempos e dispor deles de forma eficiente.

O objetivo de traçar um prazo é que você não adie nenhuma tarefa ou parte do processo para finalmente se mudar, pois você pode não concluir nada no final ou tomar uma decisão apressada por preguiça.

Se você planejar tudo bem, poderá otimizar o processo e se certificar de que este novo objetivo seja cumprido e satisfaça as suas expectativas.

Procure o melhor crédito para você

A questão financeira é um dos aspectos determinantes quando se trata de comprar uma casa. Ter uma boa poupança é indispensável para conseguir isso. Contudo, se adicionalmente tiver um crédito, a sua capacidade de compra será mais ampla.

Um financiamento possibilitará a você obter um imóvel com uma faixa de preço mais elevada. Ou seja, poderá acessar uma casa maior, mais bem localizada e mais de acordo com o seu gosto.

O mercado oferece uma ampla gama de financiamentos que você pode tentar, mas você deve escolher o mais apropriado para você.

Procure optar pelo financiamento bancário mais flexível. De preferência, o empréstimo deve oferecer facilidades nos prazos e condições de pagamento. Também é ideal que o tipo de crédito exija o menor número de procedimentos e documentos possível.

Analise o fator custo vs benefício

Como comprar minha primeira casa levando em conta o fator custo vs benefício? Este é o seu primeiro grande investimento imobiliário. Portanto, os benefícios que a nova casa lhe oferece devem justificar as despesas que você terá.

Não adianta investir em uma casa cara, mas que esteja longe de tudo o que você precisa diariamente. Idealmente, o imóvel que vai comprar deve oferecer o melhor balanço na relação preço-benefício.

Que vantagens deve lhe proporcionar a sua nova casa? Idealmente ela deve estar localizada numa área segura e de preferência perto do seu trabalho.

Também é muito importante que a nova casa tenha proximidade com escolas, hospitais, farmácias e supermercados. Todos estes benefícios permitirão que você e sua família desfrutem de uma vida mais confortável e tranquila.

Lembre-se das despesas posteriores

A compra da sua primeira casa representa um investimento significativo. Por esta razão, você não vai querer absorver despesas extras que pressionam suas finanças pessoais.

O ideal é que a casa esteja em perfeitas condições. Que a casa esteja pronta para se mudar e que não precise de grandes reparos ou manutenção.

No entanto, existe a possibilidade de que a construção precise de renovações. Neste caso, é fundamental que dentro do seu orçamento inclua um montante para atender as diferentes contingências que possam surgir.

Avalie diferentes opções antes de tomar a decisão

Comprar a sua primeira casa própria será uma das experiências mais emocionantes que viverá. Aproveite o processo ao máximo, mas faça-o de forma responsável para evitar tomar uma decisão apressada.

Peça ao seu consultor para lhe mostrar pelo menos quatro alternativas. A ideia é que você avalie diferentes opções para escolher a que melhor se adapte às suas necessidades.

Você pode dar um passeio pelos bairros de cada opção imobiliária. Verificar se as áreas têm segurança e um bom fornecimento de serviços. Da mesma forma, a área deve garantir fácil acesso aos transportes públicos.

Encontre um aliado estratégico

Finalmente, recomendamos que, no momento de procurar o imóvel dos seus sonhos, tenha um acompanhamento especializado, uma vez que, como mencionamos anteriormente, os serviços oferecidos pelas imobiliárias são um grande suporte para cada ponto chave na busca e compra.

Estas são algumas recomendações que você precisará considerar ao comprar uma casa ou apartamento pela primeira vez e que vão ajudá-lo a tomar a melhor decisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *