Existem diferentes tipos de shampoo disponíveis no mercado, a fim de atender aos consumidores com suas mais variadas necessidades e preferências. Esse é um produto para cabelo essencial na rotina de higiene capilar, mas ainda que seja amplamente usado, nem todo mundo conhece a fundo quais são os tipos existentes, formas de usar e indicações. Nesse sentido, muitos podem utilizar até mesmo de forma errada e não ter os melhores resultados. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje para falar quais são os tipos de shampoo existentes e como usar cada um deles. Vamos lá?

Quais são os tipos de shampoo existentes e como usar?
Foto de Garon Piceli

Shampoo transparente

Geralmente, esse tipo de shampoo tem um poder de limpeza maior, sendo mais indicado para cabelos oleosos ou mistos. Isso porque ele possui menos agentes condicionantes e esses tipos de fios exigem uma higienização mais profunda. Além disso, também é comum encontrar essa coloração translúcida em produtos específicos para bebês e crianças.

Shampoo leitoso

O shampoo leitoso possui algumas funções mais específicas, focando mais em benefícios promovidos aos fios, além da limpeza de fato. Inclusive, eles são mais indicados para cabelos com química, danificados, ressecados ou para o tratamento do couro cabeludo, sendo que a maior parte desses produtos apresenta esse tipo de textura mais leitosa.

Shampoo perolado

Já o shampoo perolado é indicado principalmente para indivíduos que tenham cabelos mais secos e ressecados. Inclusive, ele fica entre os produtos transparentes e os leitosos, sendo considerado como shampoo de tratamento. Além disso, oferece uma limpeza mais suave, apresentando uma fórmula com agentes condicionantes e silicone, por exemplo. Sendo assim, é bastante indicado para pessoas com cabelos crespos e cacheados.

Shampoo detox

O shampoo detox é mais indicado para pessoas com raiz oleosa, sendo que suas principais características são promover limpeza profunda, mas não tão agressiva quanto a do shampoo antirresíduos, que vamos falar abaixo. Por isso, ele pode ser usado mais vezes que o anterior, mas não em todas as lavagens, dependendo do seu tipo de cabelo.

Shampoo antirresíduos

Como falamos, o shampoo antirresíduos oferece uma limpeza mais profunda dos fios, possuindo pH alcalino. Vale lembrar ainda que, por abrir as cutículas capilares, o uso frequente pode ressecar o couro cabelo. Justamente por isso, ele não pode e nem deve ser usado com frequência, mas sim em um intervalo de, pelo menos, 15 dias. Além disso, ele deve ser evitado em cabelos com progressiva, visto que pode remover o efeito liso ainda mais rápido.

Shampoo sem sulfato

Também conhecido como shampoo liberado ou low poo, como o próprio nome sugere, ele não possui nenhum sulfato em sua fórmula, sendo que esse é um ingrediente bastante comum na indústria de produtos para cabelo. Como consequência, ele não faz muita espuma, promovendo uma limpeza eficiente, mas suave. Sendo assim, é um dos produtos preferidos de pessoas com cabelos crespos e cacheados, visto que resseca menos.

Shampoo desamarelador

O shampoo desamarelador tem como função principal neutralizar a cor e retirar o aspecto amarelado de fios loiros, platinados ou grisalhos. Nesse sentido, geralmente esse produto possui coloração violeta, pois ajuda na matização e ao mesmo tempo realçar o tom do cabelo. Mas, dependendo do item, ele não pode ser usado em todas as lavagens, mas sim a cada 15 dias. Por isso, não deixe de ler o rótulo.

Shampoo anticaspa

O shampoo anticaspa foi desenvolvido principalmente para combater esse problema bastante comum, principalmente em homens, ajudando a remover a oleosidade do couro cabeludo. Existem shampoos anticaspa indicados para diferentes tipos de cabelo, sendo que o recomendado é utilizar o produto entre 2 a 3 vezes na semana.

Shampoo hidratante

O shampoo hidratante é o mais indicado para pessoas com fios ressecados e precisam de produtos que ajudem a devolver a hidratação aos fios. Geralmente, eles têm pH neutro, assim como proteínas e propriedades hidratantes em sua composição, como água micelar e até mesmo óleos vegetais. Como consequência, promovem brilho e maciez aos cabelos.

Shampoo sem sal

Por fim, o shampoo sem sal não tem cloreto de sódio em sua fórmula, sendo o queridinho dos cabelos que utilizam a escova progressiva para alisar seus fios. Mas, mesmo não tendo sal, ele promove uma limpeza tão eficiente quanto os demais.

Indicações de shampoos para cada tipo de cabelo

Depois de conhecer os tipos de shampoo existentes, é importante entender que cada tipo de cabelo possui uma necessidade específica.

Por exemplo, cabelos cacheados e crespos exigem uma fórmula de shampoo mais leve e hidratante, visto que eles são mais ressecados naturalmente. Já os lisos e ondulados tendem a ser mais oleosos. Justamente por isso, os shampoos escolhidos devem promover uma limpeza maior.

Então, agora que você conhece os tipos de shampoo existentes e como escolher o mais adequado para seu cabelo, já pode adquirir seus produtos. Mas, lembre-se que é importante utilizá-los da maneira indicada, a fim de garantir os benefícios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *